Home > Notícias > Aconteceu > Palestras enriquecem programação do 6º Encontro Anual / Geossintéticos em Pauta

Palestras enriquecem programação do 6º Encontro Anual / Geossintéticos em Pauta

///
Comments are Off
Compartilhar

O 6º Encontro Anual / Geossintéticos em Pauta aconteceu no último dia 18 de Agosto, na unidade Vergueiro da Universidade Nove de Julho, em São Paulo, contando com cerca de 30 participantes.

Depois que o presidente da IGS Brasil, André Estêvão Silva, deu as boas vindas aos presentes e apresentou a programação do dia, o presidente da ABLP, Dr. João Gianesi, ministrou a primeira palestra do 6º Encontro, trazendo o histórico da legislação em torno da erradicação dos lixões. O relato impressionou a audiência ao narrar a luta da entidade por estabelecer estudos de viabilidade e regulamentação adequada em face das dificuldades de implementação por parte dos órgãos governamentais.

A segunda palestra foi oferecida pelo consultor Dr.Vinícius Benjamin, versando sobre as diversas possibilidades de aplicação de geossintéticos em aterros sanitários. O consultor apresentou comparações entre o que é feito no Brasil e no exterior, discutindo especificações ideais e métodos de aplicação, sugerindo inclusive soluções inovadoras e levantando questões que despertaram a atenção da audiência.

Em seguida, foi feito o lançamento da Recomendação IGSBR 004:2016 Aplicação de Geossintéticos em Áreas de Disposição de Resíduos, que chega ao público depois de 2 anos de esforços árduos realizados pelo Grupo de Trabalho coordenado pela professora Delma Vidal. A Recomendação IGSBR 004:2016 encontra-se disponível para download em nossa biblioteca virtual.

Depois de um breve intervalo, André Estêvão apresentou as atividades desenvolvidas pela diretoria da IGS Brasil no primeiro semestre de 2016, e a vice-presidente da Associação, professora Maria das Graças Gardoni, fez um relato do curso Educando Educadores, realizado em julho em Belo Horizonte, MG, e apresentou o vídeo sobre o projeto preparado pelo grupo GIZ da UFMG.

Encerrando o evento, o tesoureiro da IGS Brasil, Emerson Ananias, conduziu a premiação do Concurso IGS Brasil de Casos de Obras, com a apresentação dos casos vencedores. Todos os casos inscritos encontram-se disponíveis para download em nossa biblioteca virtual.

A diretoria da IGS Brasil agradece o apoio da ABLP e da Universidade Nove de Julho que, por meio dos professores João Alexandre e Arnoldo Mesquita, envidou todos os esforços para a melhor realização do evento.

Rico em conteúdo técnico e propiciando um momento de congraçamento entre os presentes, que formavam um quadro representativo dos diversos setores ligados à cultura dos geossintéticos, o 6º Encontro Anual cumpriu com sucesso os objetivos propostos.

Até o próximo!

André Estêvão Silva, presidente da IGS Brasil, agradece o apoio dos sócios patrocinadores.

Dr. João Gianesi, presidente da ABLP.

O consultor Dr. Vinícius Benjamin.

Momento de confraternização.