Educando Educadores

O Educando Educadores é um programa sem fins comerciais que a IGS Brasil vem oferecendo aos docentes brasileiros desde 2016. Desenvolvido originalmente pela International Geosynthetics Society – IGS, é destinado a docentes de graduação da Engenharia Civil e áreas afins que ainda não têm envolvimento com Geossintéticos.

Com carga horária de cerca de 24 horas, oferece capacitação e motivação tanto para o ensino de geossintéticos quanto para ministrar cursos e palestras sobre o tema.

Este programa já foi realizado em 13 países. No Brasil, a cada ano o programa é oferecido em uma região diferente, de modo a possibilitar a participação de docentes de todos os estados.

A edição 2016 foi realizada na UFMG, em Belo Horizonte, MG, com 32 participantes. Em 2017 o curso aconteceu em Recife, PE, na edição voltada às regiões Norte-Nordeste, com 27 participantes. A edição Sul aconteceu em Curitiba, PR, em 2018, reunindo 30 docentes. Já a edição de 2020, para a região Centro-Oeste, ocorreu de forma Online, em um projeto pioneiro, com 35 participantes. Em 2021, a edição manteve o formato Online (EAD) e contou com 28 participantes da região sudeste.

O sucesso do Educando Educadores pode ser mensurado pela média 9 concedida pelos participantes de todas as edições realizadas no Brasil, tendo sido avaliados 24 itens sobre aspectos organizacionais e de conteúdo técnico.

Conteúdo básico para Introdução aos Geossintéticos

O conteúdo apresentado visa sensibilizar os docentes para os principais tipos, propriedades, funções e aplicações destes materiais em obras de engenharia. São realizadas aulas teóricas, oficinas práticas e apresentação de casos históricos, sendo o curso ministrado pelos instrutores Ennio Marques Palmeira, Delma Vidal, Jorge Zornberg, Maria das Graças Gardoni e Maria de Lourdes Coelho, especialistas renomados em suas áreas de atuação.

A participação é gratuita e mediada por seleção dos inscritos

Composição do programa:

  • Tipos e Funções dos Geossintéticos
  • Propriedades, Ensaios, Comportamento no tempo e Especificação
  • Geossintéticos para reforço de solos com baixa capacidade de suporte
  • Geossintéticos em rodovias
  • Geossintéticos em muros reforçados e taludes íngremes
  • Geossintéticos em Filtração e drenagem
  • Geossintéticos para Obras hidráulicas (barragens, canais, reservatórios)
  • Geossintéticos para Aplicações Ambientais (processos erosivos, resíduos e rejeitos de mineração)
  • Oficinas práticas, sobre materiais, projetos e métodos pedagógicos
  • Apresentações de Casos Históricos relacionados às aplicações abordadas
  • Sessões de discussão sobre a incorporação de cada aula nos cursos de graduação

Os instrutores Delma Vidal, Jorge Zornberg, Ennio Marques Palmeira, Maria das Graças Gardoni e Maria de Lourdes Coelho.

Docentes participantes durante oficina prática.