Ensaios em Geossintéticos

Vídeos educacionais (didáticos) sobre Ensaios em Geossintéticos – Projeto da UFSCar com fomento da IGS Foundation

Estes vídeos educacionais, apresentados abaixo, fazem parte de um projeto idealizado pelos professores Fernando Portelinha e Natália Correia, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que foi desenvolvido para auxiliar e fornecer aos professores universitários de engenharia, alunos e demais interessados, um conteúdo didático sobre as principais metodologias de ensaios de laboratório utilizadas para a caracterização física, mecânica e hidráulica de geossintéticos com base nas recomendações normativas vigentes brasileiras e estrangeiras.

De acordo com a Profa. Natália Correia, ” Estas vídeo-aulas são um complemento para o ensino de Geossintéticos, de modo a oferecer aos alunos de graduação que não têm acesso a Laboratórios de Geossintéticos uma possibilidade de melhor compreender como estes ensaios são realizados. Além disso, ainda não existem vídeos sobre ensaios de laboratório em geossintéticos disponibilizados em língua portuguesa”.

“Esperamos que estes vídeos sejam úteis para alunos e professores, e que inspirem a todos a querer saber mais sobre como são realizados os ensaios de caracterização de geossintéticos e que contribua também para os profissionais que atuam na fabricação, comercialização, projetos e controle de qualidade de geossintéticos no Brasil”, diz o Professor Fernando Portelinha,

Em especial, os Professores agradecem a IGS Foundation pelo apoio financeiro para a realização deste projeto, a IGS Brasil pelo apoio, ao técnico da Universidade Federal de São Carlos, Matheus Cardoso dos Santos.

A equipe deste projeto é formada pelos professores Fernando Portelinha e Natália Correia, bem como o técnico Matheus dos Santos, da Universidade Federal de São Carlos, em parceria com a Foco Produções.

Realização

Apoio

Geossintéticos – Ensaio de determinação da massa por unidade de área de geotêxteis

Geossintéticos – Ensaio de tração faixa larga de Geotêxteis e correlatos

Geossintéticos – Ensaio de espessura a pressões especificadas

Geossintéticos – Ensaio de resistência à punção de Geomembranas

Massa por unidade de área de Geocompostos Bentoníticos