Home > Notícias > Aconteceu > Palestra sobre solos moles na UFRN

Palestra sobre solos moles na UFRN

///
Comments are Off
Compartilhar

Em um evento organizado dia 18 de março pelo Departamento de Engenharia Civil da UFRN, juntamente com o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e com o apoio do Núcleo Nordeste da Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica (ABMS/NE) e da Associação Brasileira de Geossintéticos (IGS Brasil), foi ministrada a palestra “IGS 1Técnicas de melhoria empregadas em aterros sobre solos moles” pelo Dr. Gregório Araújo, professor da Universidade de Brasília (UnB) e Representante da IGS Brasil no Centro-Oeste. O público presente foi formado essencialmente por alunos do cursos de graduação em Engenharia Civil e Engenharia Ambiental e de pós-graduação em Engenharia Civil da UFRN, totalizando 72 ouvintes. Este evento foi realizado pelo Prof. Fagner França, Representante do Núcleo Jovem IGS Brasil, e pela Prof.ª Carina Costa, Representante da IGS Brasil no Nordeste, com a colaboração de cinco alunos de graduação e um servidor técnico-administrativo.

Inicialmente, o Prof. Gregório apresentou as duas instituições (ABMS e IGS Brasil), com slides indicativos das atividades desenvolvidas por elas e incentivando os ouvintes a tornarem-se membros. Em seguida, foram introduzidos conceitos referentes ao processo de adensamento dos solos e apresentadas algumas das soluções possíveis para construção de aterros sobre solos moles. Foram destacadas diversas técnicas, como substituição do solo, métodos para aceleração dos recalques e construção de aterros sobre estacas. Como finalização dessa parte, o Prof. Gregório apresentou a utilização de colunas granulares encamisadas com geotêxteis, destacando vários casos de obras nacionais e internacionais. Por fim, foi dado espaço para apresentação do Programa de Pós-Graduação em Geotecnia da UnB, com um breve relato de todas as áreas de pesquisa do programa, uma exposição bastante interessante para todos os ouvintes presentes, alunos e professores.

Percebe-se, claramente, que atividades no formato desse evento são de grande valia para a formação complementar dos alunos de graduação e pós-graduação. Além disso, o contato com professores de grandes centros de pesquisa é sempre estimulante, fato confirmado pelos relatos posteriores de vários alunos. Alguns alunos, inclusive, demonstraram interesse em se inscreverem para os próximos processos seletivos do Programa de Pós-Graduação em Geotecnia da UnB. Receber o apoio das associações mencionadas é, também, um fator bastante importante na divulgação delas no meio acadêmico. Verifica-se, assim, que todas as partes envolvidas beneficiam-se com a realização de eventos desse tipo.

Colaboração: Prof. Fagner França