No último dia 13 de abril, no encerramento da 3ª Conferência Panamericana de Geossintéticos que ocorreu em Miami / EUA, o Brasil foi anunciado como a sede da próxima edição do evento, em 2020. A IGS Brasil conquistou o direito de organizar a 4ª Conferência Panamericana de Geossintéticos em um processo de eleição em disputa com a Colômbia, e a proposta brasileira foi aceita por um colegiado de representantes das agremiações da IGS nas Américas.
O anúncio foi feito pelo presidente da IGS Brasil, Eng. André Estêvão Silva, para o público que acompanhou a cerimônia de encerramento da conferência nos EUA, o que gerou ótima aceitação e grande expectativa para a realização da próxima edição por aqui.
A IGS Brasil sente-se honrada com a confiança depositada pela comunidade internacional. Esta será uma oportunidade única para que os geossintéticos e sua potencialidade sejam amplamente promovidos no Brasil ao longo dos próximos 4 anos de preparação do congresso. A conferência pan-americana a ser realizada no Brasil deve atender aos seguintes objetivos:
- Oferecer oportunidade única à comunidade técnica internacional para discussões e transferência de conhecimento a cerca dos geossintéticos, suas aplicações, o estado da arte e desenvolvimentos práticos e científicos no tema.
- Promover a cultura de estudo de geossintéticos entre estudantes e de uso de geossintéticos entre profissionais de Engenharia Civil, em particular no Brasil.
- Promover um ambiente de cooperação entre os diversos capítulos pan-americanos da Sociedade Internacional de Geossintéticos (IGS).
- Ampliar a discussão sobre o ensino dos geossintéticos entre estudantes e entre profissionais de engenharia.
- Estimular novos associados à IGS e a formação de novos capítulos da IGS em países das Américas.