Home > Notícias > Aconteceu > Artigo sobre colunas granulares encamisadas com geossintético ganha prêmio na Inglaterra

Artigo sobre colunas granulares encamisadas com geossintético ganha prêmio na Inglaterra

///
Comments are Off
Compartilhar

O artigo “Ground improvement of soft soil by geotectile-encased columns” ganhou o prêmio de melhor publicação de não britânicos da revista Ground Improvement do ICE (Institution of Civil Engineers) Publishing. A premiação ocorreu no dia 6 de outubro, em Londres, na Inglaterra. O artigo foi publicado em 2016 pelos brasileiros e associados à IGS Brasil Marcio Almeida, professor titular do Programa de Engenharia Civil da COPPE-UFRJ, e Mario Riccio, professor da UFJF do programa de Engenharia Civil PEC-UFJF, e com co-autoria do iraniano Iman Hosseinpour, professor da Universidade de Guillan, Iran. Iman recebeu menção honrosa do Prêmio Costa Nunes da ABMS em 2016, cuja tese teve a orientação de Márcio Almeida e Mario Riccio.

O artigo tem como tema colunas granulares encamisadas com geossintético e compara os resultados dos aterros experimentais das teses da COPPE de Iman Hosseinpour (colunas granulares encamisadas) e de Henrique Magnani, professor da UFSC, (reforço e drenos).
Segundo Marcio Almeida, os aterros têm subsolos extremamente parecidos em relação à espessura de camadas e de propriedades geotécnicas. O autor também pontua que a iniciativa de comparar os aterros experimentais das teses de Hosseinpour e Magnani deu margem para uma grande publicação.

“O artigo envolveu trabalho de campo, de laboratório, experimental e também uma análise numérica. Comparamos os resultados numéricos com os resultados experimentais e isso resultou em cinco artigos de journals publicados e um desses foi o premiado”, completou.
A pesquisa em colunas granulares encamisadas teve o apoio da Huesker do Brasil.