Home > Notícias > Aconteceu > Educando Educadores 2017

Educando Educadores 2017

///
Comments are Off
Compartilhar

POLI/UPE, Recife, PE, Brasil, dias 29 e 30/09/2017

Aconteceu em Recife nos dias 29 e 30 de setembro a 2ª Edição do Educando Educadores Brasil.

O Educando Educadores é uma iniciativa não comercial da IGS (Sociedade Internacional de Geossintéticos) destinado a docentes que ainda não tenham envolvimento com Geossintéticos, e o conteúdo do programa visa sensibiliza-los para os principais tipos, propriedades, funções e, aplicações destes materiais em obras de engenharia. A edição 2017 do Educando Educadores Brasil foi direcionada aos docentes das Regiões Norte e Nordeste do Brasil, e contou com a participação de 27 professores de diversas disciplinas de cursos de engenharia civil, ambiental e de materiais, de diversas universidades de ambas as regiões do país.

A realização do curso é da IGS Brasil. A participação dos professores é incentivada pela associação que, além de não cobrar taxa de inscrição, cobre todos os custos de hospedagem e alimentação durante os dois dias de curso.

O curso foi realizado em dois dias completos nas dependências do campus da Escola Politécnica da Universidade Estadual de Pernambuco (POLI/UPE). Constaram da programação do curso:

9 aulas expositivas oferecidas por três instrutores de destaque em geossintéticos
5 apresentação de casos históricos oferecidas pelas empresas patrocinadoras
3 sessões de discussão sobre estratégias para inserção do tema geossintéticos nos cursos de graduação em engenharia
1 oficina prática denominada “cliente x fornecedor”

Esta edição contou com os professores Maria das Graças Gardoni (UFMG/Belo Horizonte), Delma de Mattos Vidal (ITA/São José dos Campos) e Ennio Marques Palmeira (UnB/Brasília). Eles ministraram 9 aulas com vasto conteúdo que cobria os principais tópicos relacionados a geossintéticos:

Aula 1: Tipos e funções dos geossintéticos
Aula 2: Principais aplicações e propriedades, Ensaios, comportamento no tempo e especificação
Aulas 3 a 9: estas aulas foram direcionadas para os principais tópicos relacionados a distintas aplicações de geossintéticos: tipos, propriedades relevantes, aspectos de instalação e dimensionamento.
As fotos do evento podem ser vistas em nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/IGSBra

Conheça um pouco dos participantes da 2ª edição do EE Brasil:

A relação de instituições participantes pode ser vista aqui:Instituições participantes do EE2017

Esta edição do EE Brasil foi patrocinada por Huesker, TDM, Neoplastic, Geo Soluções, Engepol e Maccaferri. Contou também com o apoio do CTG-ABINT que cedeu a cada um dos participantes um exemplar do Manual Brasileiro de Geossintéticos (MBG).
Além do curso, houve muita oportunidade de interação e confraternização entre os participantes. Neste sentido, o ponto alto foi o jantar oferecido pela IGS Brasil em um tradicional restaurante de Recife na noite do primeiro dia do evento a todos os participantes. Desta forma, um novo grupo de amigos se forma e, com ele, uma rede de apoio mútuo que deve facilitar muito a continuidade do processo de ampliação do ensino dos geossintéticos na universidade, objetivo maior do programa Geossintéticos na Universidade da IGS Brasil, no qual o Educando Educadores está inserido.

Ao final do dia 30, em pleno sábado, todos, participantes e organizadores, se mostravam muito satisfeitos com o resultado do evento e motivados a levar adiante o compromisso de divulgar e oferecer conhecimento sobre geossintéticos em suas instituições. Os organizadores, por sua vez, assumiram o compromisso de acompanhar e apoiar os participantes do EE2017, que agora também passam fazer parte da família IGS Brasil.