Home > Notícias > Aconteceu > Simpósio reúne palestras e homenagens em São Carlos

Simpósio reúne palestras e homenagens em São Carlos

///
Comments are Off
Compartilhar

Entre os dias 18 e 19 de maio um Simpósio Comemorativo marcou a celebração dos 40 anos do Programa de Pós-Graduação em Geotecnia da Escola de Engenharia de São Carlos – USP.

Com mais de 400 titulações entre Mestrados e Doutorados, o Programa formou profissionais que vieram de todas as partes do Brasil para prestigiar o evento realizado sob a coordenação do professor Orencio Monje Vilar, e a alegria de reencontrar antigos colegas deu o tom do Simpósio.

Uma programação bastante diversificada reuniu temas técnicos e retrospectivas destes 40 anos de história. Durante as palestras foram abordados os temas “Aspectos da construção da Hidrelétrica Santo Antonio”, por Nelson Caproni; “Monitoring and modeling the influence of geosynthetics on earthworks”, por Daniel Dias; e “Identificación de fuentes de contaminación en acuíferos”, por Jaime Gómez-Hernández.

A tarde do primeiro dia do evento foi dedicada a relembrar o passado do Programa de Pós Graduação em Geotecnia e reverenciar aqueles que passaram por ele deixando sua marca. Antigos funcionários e professores foram homenageados, e grupos de ex-alunos reuniram-se para homenagear seus mestres.

 

A IGS Brasil prestou uma homenagem especial ao seu ex-presidente Benedito de Souza Bueno, idealizador do Laboratório de Geossintéticos da EESCS-USP. Uma fotografia emoldurada mostrando o saudoso professor junto a um muro experimental de solo reforçado foi entregue por André Estêvão Silva, presidente da IGS Brasil, e Victor Pimentel, vice-presidente, à família do professor, representada por sua viúva Elisabete e seus três filhos.

A fotografia, registrada por Vinícius Benjamin, recebeu menção honrosa no 1º Prêmio IGS Brasil de Fotografia, em 2013, e uma cópia foi entregue à EESC.

Na mesma ocasião, foi descerrado um totem situado à entrada do Laboratório, dando ao mesmo o nome do professor Benedito.

O Simpósio Comemorativo reuniu personalidades de destaque do setor de geossintéticos e contou com o apoio de diversos patrocinadores da IGS Brasil: Sansuy, Huesker; Ober; Maccaferri; TDM; Geosoluções & Geoacademy; Roma; Mexichem – Bidim e Nortene.

Mais fotos podem ser vistas na página do evento