Home > Notícias > Aconteceu > Qualidade em pavimentos com geossintéticos é tema de Seminário

Qualidade em pavimentos com geossintéticos é tema de Seminário

Compartilhar

O alto nível das palestras realizadas durante o Seminário Geossintéticos na Pavimentação, que aconteceu em São Paulo em 07 de dezembro, provocou diversas manifestações de satisfação por parte dos participantes. Projetistas, consultores e estudantes da área de pavimentação puderam atualizar e ampliar conhecimentos sobre aspectos importantes para a obtenção de resultados de qualidade em projeto, construção e restauração de pavimentos com geossintéticos.

A engenheira Paloma Gentil Fialho, coordenadora de projetos viários da Dynatest Engenharia, apresentou sua palestra sob o tema “Avaliação estrutural e funcional de pavimentos”, falando sobre os recursos disponíveis e aspectos mais relevantes para a realização de avaliações de campo, fundamentais para projetos de restauração de pavimentos.

“Importância do “Crack Activity Meter” na restauração de pavimentos com geossintéticos” foi o tema abordado pelo consultor e professor Dr. Guillermo Montestruque. Utilizando alguns interessantes casos práticos, Guillermo apresentou aspectos de projetos para restauração de pavimentos com trincas e defeitos por meio da aplicação de geotêxteis e geogrelhas.

A relevância dos projetos de drenagem para a qualidade dos pavimentos foi examinada durante a palestra do engenheiro Marcos Jabor, especialista em obras viárias. Sob o tema “Drenagem profunda e drenagem de pavimentos”, a aplicação de geossintéticos em substituição a técnicas tradicionais foi apontada como uma das soluções para prolongamento da vida útil do pavimento.

Conceitos relacionados a diversos modelos de dimensionamento de pavimentos foram examinados sob o ponto de vista da qualidade na palestra apresentada pelo professor Dr. José Leomar Fernandes Junior.

Reunidas em uma única tarde, estas palestras formaram um conjunto bastante consistente de conteúdos relacionados à obtenção de qualidade em pavimentos por meio de projetos envolvendo a aplicação de materiais geossintéticos diversos, desempenhando funções como reforço, separação, drenagem, filtração e alivio de tensões.

Este Seminário é parte da programação anual da IGS Brasil, que envolve a realização de Cursos Básicos de Geossintéticos e eventos técnicos sobre temas específicos em diversas cidades do Brasil. Para receber nossos cursos em sua instituição ou desenvolver seminários relacionados à aplicação de geossintéticos em outros setores, entre em contato com nossa secretaria pelo e-mail [email protected]

Cadastre-se em nosso site para receber nossos informativos e saber em primeira mão quando novos eventos e cursos forem realizados.

A IGS Brasil agradece a participação dos palestrantes, a presença de todos que estiveram conosco neste Seminário e o apoio da Universidade Anhembi Morumbi, da ABPv e de nossos sócios patrocinadores.