Home > Notícias > Participe da CEE de Geossintéticos da ABNT

Participe da CEE de Geossintéticos da ABNT

///
Comments are Off
Compartilhar

Aberta a todos os interessados, a Comissão de Estudo Especial de Geossintéticos (CEE-175) é o órgão técnico da ABNT que trata das atividades de normalização no campo dos geossintéticos. O grupo conta com membros dos mais diversos setores que se relacionam com geossintéticos, como fabricantes, executores, projetistas, professores e pesquisadores. Apesar da situação excepcional de pandemia, o grupo se reuniu quatro vezes no ano de 2020 via videoconferência, ocasiões em que os textos de revisão de quatro normas NBR ISO foram discutidos.

Segundo a programação do semestre, um projeto de norma e mais seis projetos de revisão de norma passarão por elaboração, discussão e votação interna da comissão. Também serão iniciados os trabalhos de revisão do texto de duas normas (ABNT NBR ISO 11058 Geotêxteis e produtos correlatos — Determinação das características de permeabilidade hidráulica normal ao plano e sem confinamento; ABNT NBR ISO 12956 Geotêxteis e produtos correlatos — Determinação da abertura de filtração característica).

O grupo já tem reuniões mensais agendadas até junho deste ano, sempre nas segundas terças-feiras de cada mês. O planejamento da coordenação da CEE-175 é de que um projeto de norma e mais seis projetos de revisão de norma passem por elaboração, discussão e votação interna da comissão até o final do semestre. Também neste período, o grupo continuará a submeter seus comentários às proposições em votação do ISO/TC 221, como forma de atuação neste foro internacional de normalização.

A coordenação dos trabalhos está a cargo do Prof. Dr. José Antonio Schiavon (ITA), secretariado por Clever Aparecido Valentin, técnico responsável do Laboratório de Geossintéticos da EESC-USP. Interessados em se tornarem membros e atuarem na CEE-175 devem solicitar cadastro por meio do endereço www.abnt.org.br/cee-175.

Os encontros do primeiro semestre de 2021 acontecem nos dias 9 de fevereiro, 9 de março, 13 de abril, 11 de maio e 8 de junho.