Mais uma vez os geossintéticos marcaram presença no COBRAMSEG. Além de aparecerem em inúmeros trabalhos apresentados, houve 3 sessões técnicas e duas palestras em que assuntos ligados à pesquisa e aplicação dos geossintéticos eram o tema principal. Luis Paredes, ex-presidente da IGS Chile, compareceu como convidado da IGS Brasil para apresentar sua palestra sobre aplicações de geossintéticos na mineração, e Marcio Almeida, nosso sócio de longa data, palestrou sobre usos diversos destes materiais.
Na exposição técnica a participação dos geossintéticos também foi expressiva: quatro dos sete patrocinadores ouro eram indústrias de nosso setor. Empresas prestadoras de serviço para a cadeia dos geossintéticos também estiveram presentes, formando um quadro bastante amplo dos muitos negócios envolvidos entre a produção e a aplicação destes materiais.
No estande da IGS Brasil os visitantes encontravam um conjunto completo de informações. Amostras de mais de 30 materiais geossintéticos diferentes foram cedidas por nossos patrocinadores e estavam expostas para manipulação dos presentes, despertando o interesse tanto de quem pouco conhecia sobre estes materiais quanto de profissionais que se surpreendiam ao descobrir novos produtos e possibilidades de aplicação.
Os banners que decoravam o estande apresentavam as principais ações, premiações e eventos promovidos pela Associação, transmitindo com objetividade o escopo de nossa missão e atraindo, principalmente, muitos professores interessados em levar o ensino de geossintéticos para suas Universidades, tanto por meio do Curso Básico de Geossintéticos quanto pela participação de seus profissionais nas próximas edições do Educando Educadores. Ainda, um vídeo sobre o projeto Educando Educadores, produzido pela IGS Brasil, e outro sobre Geossintéticos para o Desenvolvimento Sustentável, da IGS, também despertaram o interesse de quem passou pelo estande.
Segundo André Estêvão Silva, presidente da IGS Brasil, “o COBRAMSEG 2016 manteve a tradição deste congresso ao possibilitar a renovação e ampliação de conhecimentos para profissionais e estudantes de todos os segmentos ligados à engenharia geotécnica. A organização merece nossos cumprimentos, e já vamos começar a nos preparar para estar em Porto Seguro em 2018”.