Home > Notícias > Ciclo da Qualidade debate a instalação de geomembranas de PEAD

Ciclo da Qualidade debate a instalação de geomembranas de PEAD

///
Comments are Off

Ciclo da Qualidade

Especialistas da infraestrutura vão debater sobre a qualidade na instalação de geomembranas de PEAD

Evento realizado pelo CTG ABINT e IGS Brasil vai discutir a importância da qualidade e das normas técnicas voltadas principalmente à instalação de geomembranas de PEAD no resultado final de uma obra

A IGS Brasil – Associação Brasileira de Geossintéticos e o Comitê Técnico de Geossintéticos da ABINT (CTG-ABINT) realizarão um evento online voltado à qualidade nas Instalações de Geomembranas de PEAD, no dia 24 de novembro, às 18h. Especialistas do mercado se reunirão para discutir as normas técnicas do setor, importância da conformidade dos produtos e, principalmente dos processos de instalação em diversas aplicações.

Para abrir os trabalhos, o Eng. Civil Jefferson Lins da Silva fará uma explanação sobre a última revisão da norma ABNT NBR 16199:2020, que trata de instalação das geomembranas de PEAD. Jefferson é professor associado da USP, alocado na Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) junto ao Departamento de Geotecnia. Leciona para os cursos de graduação em Engenharia Civil e Engenharia Ambiental sobre temas relacionados à Mecânica dos solos e Geossintéticos. Na EESC-USP, é professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Geotecnia e no Programa de Pós-graduação em Engenharia de Transportes. Responsável pelo Laboratório de Geossintéticos da EESC/USP. Coordenador da Comissão de Estudo Especial de Geossintéticos da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) desde 2014. Coordenador do Curso de Engenharia Civil da EESC/USP desde 2019.

Também estará presente no evento o Eng. Químico Paulo K. Açakura, que conta com especialização em polímeros termoplásticos. Paulo atua há 37 anos no mercado de geossinteticos, sendo 28 anos como diretor técnico na Tecnoplás Engenharia. É consultor independente em projetos, instalação de geomembranas termoplásticos ou elastoméricas, cursos em instalação de geocinéticos para instaladores e fiscais de obra.

Completando o quadro de convidados, César Botelho, diretor técnico da Geoscom Geossintéticos, atua no mercado há 30 anos e é especialista em Engenharia de Geossintéticos e em Segurança de Barragen. É professor de geossintéticos em pós-graduação em cursos de Geotecnia, graduado em Engenharia Sanitária e Ambiental pela UFBA (1989), carrega no currículo grandes obras nos segmentos de mineração, energia, recursos hídricos e saneamento que somam mais de 50 milhões m2 de geossintéticos nos mais diversos projetos em obras nacionais e internacionais como Termoelétrica Punta Calina, UHE Ponte de Pedra, Transvase Santa Elena, projeto Bajo Frio, Dos Mares, Tocumen, Vanádio de Maracas, Yamana Gold, Projeto Transposição do São Francisco, Arena Fonte Nova, dentre outras.

Representando o CTG Abint, o evento contará com o Eng. Civil, Laerte Guião Maroni, com mais de 36 anos de atividades no mercado de nãotecidos e de geossintéticos, no desenvolvimento de produtos, aplicações, mercados e áreas comerciais. Foi um dos fundadores ativos da ABINT (Associação Brasileira das Indústrias de Nãotecidos e Tecidos Técnicos), da qual foi presidente por três gestões. É, ainda, um dos criadores do CTG ABINT. Além de membro do conselho administrativo da ABINT , é também membro do conselho consultivo do SINDITÊXTIL (Sindicato das Indústria de Tecelagem do Estado de São Paulo). Atualmente exerce a função de “Líder de Novos Negócios” na Fibertex Nãotecidos, multinacional dinamarquesa com operação no Brasil, pioneira mundial no mercado de geotêxteis, e é membro ativo do CTG da ABINT. Segundo Maoni, “o CTG-ABINT tem focado grande parte de seus esforços na conscientização do mercado sobre a importância da qualidade técnica e normativa sobre a fabricação e aplicação de geossintéticos e este evento é um exemplo do trabalho que vem sendo realizado com muito êxito”.

Para representar a IGS Brasil, o evento contará com o Eng. Civil Vinícius Benjamim, Doutor em Geotecnia com o estudo baseado em taludes íngremes e estruturas de arrimo. Durante os anos de 2003 e 2004 trabalhou como pesquisador visitante na Universidade do Texas em Austin, avaliando estruturas de arrimo de grandes dimensões. Atualmente trabalha com consultoria e projetos na área de Geotecnia. Em paralelo, trabalha na elaboração de normas junto a ABNT e desenvolve pesquisas junto a universidades. Para Benjamim, “os Geossintéticos tem ganhado destaque como solução para diversas aplicações na engenharia e cabe às associações que representam o setor abrir um espaço para debater temas – como a qualidade – que são fundamentais no momento de tomada de decisão”.

O evento é parte do movimento “Ciclo da Qualidade em Geossintéticos”, criado pelas entidades para enfatizar a importância da conformidade no que tange aos geossintéticos em todos os aspectos: desde a fabricação, passando por normas e as diversas aplicações.

A transmissão será aberta e gratuita, no dia 24 de novembro, às 18h, pelo canal do Youtube da Geotecnia Brasil: http://tiny.cc/Ciclo-Geossinteticos