Membros do Núcleo Jovem

Veja abaixo quem são os membros do Núcleo Jovem IGS Brasil, e clique aqui para ver uma breve apresentação de cada um.

Junte-se a nós! Escreva para nucleojovem@igsbrasil.org.br

Ana Carolina Gonzaga Pires (Coordenadora)

Sócia da IGS Brasil desde 2016. Engenheira Civil, com doutorado em Geotecnia pela Universidade de Brasília (UnB). Dedicou-se a estudar o comportamento de dutos enterrados com geossintéticos como elemento de proteção e reforço. Atual como engenheira geotécnica em barragens de mineração e coordena o Núcleo Jovem da IGS Brasil. Considera o Núcleo Jovem um espaço destinado aos jovens para manter a comunidade atualizada quanto ao estado da arte dos geossintéticos.

Ana Beatriz Araújo Nobre Dias

Sócia da IGS Brasil desde 2019. Engenheira Civil, doutoranda na UnB. Estuda EPS Geofoam como reforço e filtração de geotêxteis não tecidos. Considera o Núcleo Jovem o grupo ideal para o compartilhamento de experiências e demandas que influenciarão o futuro dos geossintéticos no Brasil.

Ana Laura Gianello dos Santos

Sócia da IGS Brasil desde 2023. Graduanda em Engenharia Civil e aluna do Mestrado em Estruturas e Geotecnia, ambos pela UFSCar. Realizei iniciação científica com geossintéticos, que rendeu apresentação e publicação do meu trabalho no XX COBRAMSEG. Trabalho de conclusão de curso desenvolvido também na área de geotecnia com uso de geossintéticos.

Caio Soares Camargo

Mestre em Geotecnia pela Universidade de Brasília, com pesquisa voltada para Geossintéticos em obras hidráulicas. Foi integrante do Grupo de Pesquisa em Geossintéticos e Meio Ambiente (UnB). Atualmente, é engenhario geotécnico na empresa DF + Engenharia Geotécnica e Recursos Hídricos.

Keli Bohrer
Daniel Moreno Meucci

Sócio da IGS Brasil desde 2014. Acredita no potencial do Núcleo Jovem, através de seus membros, em poder auxiliar na disseminação dos Geossintéticos junto a jovens interessados no assunto, promovendo debates, atividades relacionadas, além de crescimento pessoal e profissional.

Débora Louyse Alpes de Melo

Sócia da IGS Brasil desde 2017. Engenheira Civil, mestre e doutoranda em Geotecnia na UnB. Tem desenvolvido estudos em modelo para avaliação do uso de geotêxteis como elemento de separação aplicados a pavimentos ferroviários. Acredita que o Núcleo Jovem é o espaço ideal para a promoção e encorajamento de jovens geotécnicos.

Natália Correa
Diego Digues

Sócio da IGS Brasil desde 2022. Eng. de Minas, Especialista em Engenharia Ambiental, da Qualidade e Geotécnica, Mestrando em Geotecnia pela UFG e Pesquisador Capes na área de Geossintéticos. Acredita que o Núcleo Jovem proporciona à aproximação entre estudantes e jovens profissionais e dá visibilidade aos profissionais que visam ampliar sua atuação no mercado de trabalho. Além disso, ajuda a difundir a importância dos geossintéticos entre a comunidade de jovens engenheiros.

Egídio Barros Mazza

Sócio da IGS Brasil desde 2023. Engenheiro Civil, mestrando em Geotecnia na UnB. Estuda o comportamento de colunas granulares encamisadas para o reforço de solos moles. Acredita que a socialização, as informações e as experiências compartilhadas no Núcleo Jovem contribuem para o avanço da área de geossintéticos no Brasil.

Gabriel Marchi de Oliveira

Sócio da IGS Brasil desde 2019. Engenharia Civil pela Universidade Federal da Bahia em 2015, desde 2016 é doutorando em Engenharia Civil na Universidade da Beira Interior – Portugal, orientadora: Isabel Maria da Conceição F. G. Falorca. A principal área de atuação é investigar o comportamento mecânico de camadas reforçadas com geogrelha na interface solo-geossintético. Acredita que a iniciativa contribui para o crescimento acadêmico e profissional de jovens que fazem parte da comunidade dos geossintéticos.

Samira Tessarolli de Souza
Ígor Fernandes

Sócio da IGS Brasil desde 2019. É engenheiro civil, mestre e doutorando em Geotecnia na UnB. Atualmente, investiga o comportamento de pavimentos ferroviários reforçados com geossintéticos. O Núcleo Jovem IGS Brasil é importante para o estímulo da promoção dos geossintéticos no meio acadêmico e para a união dos pesquisadores da área.

Jaime Alberto Suarez

Engenheiro Civil formado pela Universidade Pedagógica e Tecnológica da Colômbia (Uptc), especialista em Infraestrutura Rodoviária (Uptc), Magister na área de Geotecnia e Doutorando na área de geossintéticos e meio ambiente na Universidade de Brasília (UnB). Acredita que o Núcleo Jovem permite manter espaços de socialização em quanto a experiências, conhecimentos e avanços na área de geossintéticos.

José Luiz Ernandes Dias Filho

Eng. Civil, Mestre e Doutor em Geotecnia pela UENF com experiência em durabilidade de geossintéticos. Atualmente pós-doc na EESC/USP. Junto à IGS, promove ações que integram a comunidade de geossintéticos. Considera que o Núcleo Jovem é um caminho para o jovem associado interagir e crescer.

Samira Tessarolli de Souza
Karolina Maria dos Santos

Engenheira Civil pela Universidade Federal de São Carlos (2018-2023). Atualmente sou mestranda em Geotecnia pela mesma instituição, trabalhando com avaliação da aderência de interface de revestimentos asfálticos reforçados com geossintéticos.

Marcio Avelino de Medeiros

Professor da área de Geotecnia na Universidade Federal do Ceará (UFC). É Mestre e Doutorando em Geotecnia pela Universidade de Brasília (UnB), Engenheiro Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Desenvolveu sua dissertação com o Prof. Palmeira (UnB), estudando o comportamento de geossintéticos no combate à reflexão de trincas em pavimentos asfálticos por meio de modelagem numérica e cursou um ano de PhD com o Prof. Indraratna (UTS), onde avaliava o desempenho de reforços em pavimento ferroviário. Atualmente é chefe do Laboratório de Mecânica dos Solos do Campus da Crateús da UFC, que abriga pesquisas dos cursos de Engenharia Civil, Engenharia de Minas e Engenharia Ambiental e Sanitária.

Matheus Pena da Silva e Silva

Eng. Civil, Mestre e Doutor em Geotecnia pela UENF com experiência em durabilidade de geossintéticos. Atualmente pós-doc na EESC/USP. Junto à IGS, promove ações que integram a comunidade de geossintéticos. Considera que o Núcleo Jovem é um caminho para o jovem associado interagir e crescer.

Márcio Emannuel Bomfim Oliveira

Sócio da IGS Brasil desde 2023. Mestrando em Geotecnia pelo Programa de Pós Graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal da Bahia (PPEC/UFBA). Pós-Graduado em Segurança de Barragens. Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Possuo experiência em acompanhamento e fiscalização de obras geotécnicas como solo grampeado e cortina de tirantes. Possuo experiência também com laboratório de geotecnia. Almejo trabalhar com geotecnia principalmente com barragens, contenções e rodovias. Meu sonho é ampliar meus horizontes e agir na transformação de pessoas.

Maria Alejandra Aparicio Ardila

Sócia da IGS Brasil desde 2019. Eng. Civil pela UIS- Colômbia, mestre e doutoranda em Geotecnia na EESC-USP. Atua na área de desaguamento de resíduos em tubos geotêxteis, técnicas de bioengenharia para o controle de erosão e durabilidade de geossintéticos. Acredita que o Núcleo Jovem oferece uma oportunidade de crescimento profissional, permitindo o contato entre a comunidade dos geossintéticos.

Mateus Porto Fleury

Sócio da IGS Brasil desde 2017, acredita que as interações e oportunidades promovidas pelo Núcleo Jovem à jovens engenheiros geotécnicos e estudantes ajudam na formação profissional, além de contribuirem com a disseminação do uso de geossintéticos no Brasil atendendo aos requisito técnicos estabelecidos pelas área.

Maria Alejandra Aparicio Ardila
Matheus Cardoso dos Santos

Sócio da IGS Brasil desde 2018, formado em Eng. Civil com mestrado pelo PPG em estruturas e geotecnia da UFSCar. Atualmente doutorando na área de estruturas de contenção em solos reforçados com geossintéticos, em específico estuda os efeitos da infiltração da água de chuva nas estruturas de contenção. Técnico do laboratório de geotecnia da UFSCar. Acredita que o Núcleo Jovem da IGS é uma oportunidade de trocar experiências profissionais e acadêmicas para a aplicação de geossintéticos no Brasil.

Matheus Viana de Souza

Sócio da IGS Brasil desde 2019. Engenheiro Civil pela Universidade Católica de Brasília (2018), mestre em Geotecnia pela Universidade de Brasília – UnB (2022) com estudos voltados para a aplicação de geotêxteis como elemento de filtração e, atualmente doutorando na área de Geotecnia da Universidade de Brasília – UnB.

Paulo José de Barcelos Netto

Atualmente trabalho com inovação voltada aos geossintéticos com ênfase em criação de materiais para realização de estudos em modelos físicos. Acredito que o Núcleo jovem é uma porta de entrada para novos pesquisadores e futuros profissionais, ocorrendo uma troca de experiências fundamentais para o crescimento da pesquisa no país.

Raísla Martins da Silva Gomes

Sócia da IGS Brasil desde 2019. Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Geotecnia da Universidade de Brasília – UnB. Engenheira Civil pela Universidade Federal de Goiás. Durante a graduação, atuou como voluntária em grupos baseados nos moldes PET, dentre eles: o GETEC (Grupo de Educação Tutorial em Engenharia Civil) e o GEPEA (Grupo de Estudo e Pesquisa em Engenharia Aplicada), desenvolvendo trabalhos relacionados ao Ensino, Extensão e Pesquisa. É sócia da Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica (ABMS).

Rodrigo Alves E Silva

Sócio da IGS Brasil desde 2016. Engenheiro Civil pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (2016), mestre em Engenharia de Infraestrutura Aeronáutica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (2018), com ênfase em Geotecnia Ambiental e Geossintéticos. Atualmente é doutorando na Queens University, Canadá, tendo como linha de trabalho a performance de geomembranas de PEAD, PEBDL e resina mista aplicadas em áreas de mineração, sobretudo pilhas de lixiviação e barragens de rejeitos. Em conjunto com as iniciativas propostas pela associação, almeja ajudar a disseminar o conhecimento adquirido em centros de referência mundial em pesquisa com geossintéticos nos meios universitários de todo o Brasil.

Rodrigo Cesar Pierozan

Sócio da IGS Brasil desde 2019. É engenheiro civil e mestre em Engenharia de Construção Civil (UFPR), doutor em Geotecnia (UnB) e com estágio pós doutorado no Departamento de Engenharia Civil e Ambiental da Universidade do Texas em Austin (2019-2019). Atualmente, é professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) junto ao Instituto Federal de Rondônia – IFRO.

Samira Tessarolli de Souza

Sócia da IGS Brasil desde 2019, é formada em Eng. Civil e Mestre em Geotecnia pela EESC-USP, com pesquisa na FEUP. É certificada pelo GCI como fiscalizadora para instalação de geossintéticos e CCLs. Atualmente é coordenadora técnica da Ober Geossintéticos e fundou seu escritório de projetos e consultoria geotécnica, a Geostatta Engenharia. “O NJ traz uma constante integração com o mundo dos geossintéticos.

Camyla de Oliveira Cadavez
Sergio Luiz da Costa Junior

Sócio da IGS Brasil desde 2016. Engenheiro civil pela Faculdade de Engenharia de Sorocaba (FACENS – 2014), mestre em engenharia civil-ambiental com ênfase em geotecnia pela UNESP Bauru (2020). Possui especialização em engenharia de fundações (UNIP-2018), em investigação de subsolo (IPT-USP) e MBA em Gestão de Projetos (USP-2023). Atualmente, é consultor técnico do Grupo Nortène-Engepol e possui escritório de projetos voltados para obras de mineração (Barragens e Pilhas). Em 2023, foi pesquisador visitante da Universidade do Texas em sob a orientação do prof.º Zornberg. Acredita que o Núcleo Jovem é uma ação importante do IGS, pois gera oportunidades de network, a troca de informações entre a comunidade acadêmica e os fornecedores e contribui para o avanço dos geossintéticos nas diversas obras brasileiras.

Catiucha Luana Da Silva Rehbein
Wladimir Caressato Junior

Sócio da IGS Brasil desde 2015, acredita que o Núcleo Jovem deve ter como principal objetivo a difusão dos geossintéticos e suas aplicações aos estudantes de engenharia, através de palestras, eventos nas universidades ou via webinar, buscando despertar o interesse dos jovens no desenvolvimento de trabalhos com este tema.

APOIADORES (acima de 35 anos)
Camyla de Oliveira Cadavez
Natália de Souza Correia

Sócia da IGS Brasil desde 2007, docente na UFScar. Acredita que o Núcleo Jovem deve ser uma rede para apoiar os estudantes e jovens engenheiros em sua transição para a carreira profissional, conectando-os aos associados e membros corporativos da IGS Brasil para futuras oportunidades de trabalho ou pesquisa.

Catiucha Luana Da Silva Rehbein
Juliana Reinert

Sócia da IGS Brasil desde 2009. Engenheira geotécnica, professora do CEFET-MG e doutoranda na Queen’s University em durabilidade de geossintéticos aplicados a aterros sanitários. Acredita que o Núcleo Jovem tem a importante função de aproximar os jovens engenheiros para possíveis colaborações futuras.

Catiucha Luana Da Silva Rehbein
Ivonne Alejandra Maria Gutierrez Gongora

Sócia da IGS Brasil desde 2011. Engenheira civil e Doutora em Geotecnia pela UnB. É professora na Univ. Católica de Brasília e atua na área de reforço com geossintéticos em estradas não pavimentadas. Acredita que o núcleo jovem é uma excelente oportunidade para o intercâmbio de conhecimentos, informações e oportunidades profissionais na área.

Camyla de Oliveira Cadavez
José Antonio Schiavon

Sócio da IGS Brasil desde 2019, é formado em Eng. Civil (EEP-2007), Mestre (2010) e Doutor (2016) em Geotecnia (EESC-USP), e Doutor (duplo diploma, 2016) em Eng. Civil pela École Centrale de Nantes, França. Atualmente é Professor Adjunto do ITA, com atuação em Geotecnia e Geossintéticos, editor associado do periódico Soils and Rocks e coordenador da ABNT/CEE-175 Geossintéticos.

Catiucha Luana Da Silva Rehbein
Ewerton Clayton Alves da Fonseca

Engenheiro civil graduado pela Universidade Federal do Pará (UFPA). É mestre e doutor em Geotecnia pela Universidade de Brasília (UnB). Integra, desde 2016, o corpo docente do curso de Engenharia Civil na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), em Campo Mourão (CM). É membro da Comissão de Estudo Especial de Solos, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT/CEE-221). É associado à International Geosynthetics Society (IGS).