Como especificar geossintéticos?
O uso de geossintéticos em um projeto geotécnico significa a inclusão de materiais com propriedades conhecidas e garantidas pelo fabricante. Para que isto ocorra de fato, uma boa especificação é necessária. A palestra apresenta os principais conceitos para o dimensionamento e especificação de projetos com geossintéticos, explicando como normas e recomendações recentes podem auxiliar o projetista nesta tarefa, a partir de dois exemplos simples de projetos envolvendo as funções filtração e reforço.
Delma Vidal é engenheira civil formada na Faculdade de Engenharia de São José dos Campos em 1974. Concluiu seu mestrado em ciências no Instituto Tecnológico de Aeronáutica em 1980 e o doutorado na Université Joseph Fourier (Grenoble – França) em 1985. Professora Titular do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (São José dos Campos-SP), desde 1975 realiza pesquisas e ministra cursos em Mecânica dos Solos, Geossintéticos e Geotecnia Ambiental. Atua principalmente nos temas: Mitigação do impacto ambiental de obras geotécnicas, Comportamento de curto e longo prazo dos geossintéticos e Dimensionamento e processos construtivos em obras viárias e de proteção ambiental, tendo orientado diversos trabalhos de mestrado e doutorado. Foi presidente da IGS Brasil de 2000 a 2003 e vice-presidente da mesma associação entre 2011 e 2015.
Assista este webinar em 26/08, às 18h, em
O projeto IGS Brasil Em Rede conta com o apoio da ABMS e do canal Geotecnia Brasil para oferecer gratuitamente uma série de webinars abertos ao público em geral. O grande objetivo desses webinars é promover o bom uso dos geossintéticos, e temos obtido um grande sucesso de público, ultrapassando 12.000 visualizações.