A IGS Brasil e o Comitê Técnico de Geossintéticos da ABINT (CTG-ABINT) lançam o “Ciclo da Qualidade em Geossintéticos”, movimento no qual todos os aspectos da qualidade, desde a fabricação, passando por normas e as diversas aplicações dos geossintéticos, serão abordados.
Para abrir os trabalhos, no dia 29 de julho, será realizada uma live com a presença de fabricantes, usuários dos produtos e academia para abordarem o tema de forma abrangente.
Outro ponto importante do evento será o lançamento da cartilha “RECOMENDAÇÕES SOBRE O USO DE GEOTÊXTEIS EM OBRAS”, desenvolvida pelo CTG-ABINT e a IGS Brasil, e que faz parte de uma série de publicações que serão lançadas periodicamente para orientar o mercado.
“O CTG-ABINT tem dispensado grande parte de seus esforços na conscientização sobre a importância da qualidade técnica e normativa sobre a fabricação e aplicação de geossintéticos”, conta Fernando Lavoie, Coordenador do Comitê Técnico de Geossintéticos da ABINT (CTG-ABINT) e professor do Instituto Mauá de Tecnologia. Ele explica: “entendemos que é com essa constante atenção à qualidade que o setor de infraestrutura tem a ganhar em economia, tempo de execução, durabilidade de obra, sustentabilidade e segurança”.
Para Victor Pimentel, Presidente na IGS Brasil, a iniciativa é um passo importante para consolidar o amadurecimento do mercado brasileiro de geossintéticos. “Os Geossintéticos vêm ocupando um espaço cada vez maior nas soluções de Engenharia das grandes obras brasileiras, em diversos setores. A sua maior representatividade técnica e orçamentária nos projetos vem fazendo com que seus usuários dediquem cada vez mais atenção às suas propriedades e requisitos de qualidade. Cabe às associações que representam o setor abrir um espaço para debater estes temas de forma clara e abrangente”, completa Pimentel.
A transmissão da live do dia 29 de julho será gratuita e aberta, pelo canal do Youtube da Geotecnia Brasil.