Home > Biblioteca Virtual > Querido Professor
Compartilhar

Homenagem ao Prof. Benedito

Conheci o Prof. Benedito em 2001, ano em que iniciei a iniciação científica em geossintéticos com ele. Como a primeira impressão é a que fica, percebi que se tratava de uma pessoa muito simples, sorridente, mas acima de tudo educada e respeitosa.

Fui orientado por ele na iniciação científica e também no mestrado, fui também aluno dele em 2 disciplinas na graduação e em mais duas na pós-graduação. Foi ele quem me indicou para o meu primeiro emprego. Aliás, a palavra dele valia muito no mercado de geossintéticos. Lembro que um certo dia, já trabalhando e também já cliente do laboratório de Geossintéticos da USP, fiz uma ligação a ele e me identifiquei como sendo o Fernando da “Empresa”, ele me reconheceu e prontamente me corrigiu: Você não é o Fernando da “Empresa”, você é o Fernando do Geossintéticos. Neste dia percebi que fazia parte de uma comunidade, liderada por ele, de Engenheiras e Engenheiros Geotécnicos formados no laboratório de Geossintéticos da USP em São Carlos. Hoje, além de atuar no mercado de Geossintéticos, leciono na área de Geotecnia. Sinto muita falta dele como Professor, como Tutor, como Orientador, mas acima de tudo, como pessoa. Não tive tempo de agradecê-lo por tudo que ele fez por mim e por tudo que ele representa na minha carreira e na minha vida, não que ele necessitasse deste agradecimento, mas o fato de agradecê-lo me deixaria mais feliz.

Acredito que o grande legado deixado por ele são as pessoas que ele educou e formou na nossa área. Tenho certeza que cada um dos alunos dele levará adiante os conhecimentos aprendidos, multiplicando-os em busca de uma engenharia brasileira mais moderna.

Descanse em paz Querido Professor Benedito.

Fernando Lavoie