Ainda não é associado?

Associe-se

Tenha acesso a conteúdos
exclusivos em nosso site

Já sou sócio

Esqueceu a senha? Entrar

Criado Núcleo de Geossintéticos em Mineração
Criado Núcleo de Geossintéticos em Mineração

Notícias » Aconteceu »

27/10/15

André Estevão, presidente da IGS Br, fala durante workshop da UFOP

André Estevão, presidente da IGS Br, fala durante workshop da UFOP

O Núcleo de Geotecnia da UFOP (NUGEO), realizou o workshop “GEOTECNIA APLICADA À MINERAÇÃO”, durante o Fórum 2015 de Ciência e Tecnologia da Escola de Minas. O evento aconteceu em 09/10/2015 no Centro de Convenções da UFOP, em Ouro Preto, MG, e recebeu professores de diversas universidades, profissionais das empresas de Geotecnia, mineradoras e de Geossintéticos, bem como os representantes das Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica (ABMS) e da Associação Internacional de Geossintéticos (IGS Brasil) representadas pelos Engenheiro José Mafra e André Estevão respectivamente vice –presidente da ABMS e atual presidente da IGS Brasil.

O workshop foi composto por três excelentes palestras ministradas pelos engenheiros Rafael Jabur Bittar, André Ricardo Fahel e Iuri Brandi, das empresas de mineração Yamana Gold, Samarco e Vale,  intituladas: Geotecnia Aplicada à Mineração; Geossintéticos aplicados em Mineração e Geotecnia de Cavidades em Mineração.

Naquela ocasião, foi apresentada uma proposta de realização de um evento bianual em Ouro Preto (GEOMIN), formalizado pela ABMS – Associação Brasileira de Mecânica dos Solos, dedicado exclusivamente à Geotecnia de Mineração. Neste contexto, o evento proposto terá ênfase em estudos de casos e aplicações práticas, de forma a ser direcionado preferencialmente à comunidade geotécnica envolvida diretamente com os empreendimentos de mineração.

Em seguida, foi apresentada a proposta de criação do Núcleo de Geossintéticos em Mineração, com a finalidade de congregar e incentivar estudos e pesquisas no âmbito da mineração mediante a utilização de materiais geossintéticos. A proposta foi aprovada pela IGS Brasil e este Núcleo será conduzido pelo Comitê de Educação da IGS. Naquele momento, o presidente atual da IGS Brasil, André Estevão, apresentou para os presentes a IGS Brasil, explicando que a Associação é composta pelas empresas de Geossintéticos, profissionais da engenharia, acadêmicos e alunos de pós-graduação que trabalham com os Geossintéticos, relatando os benefícios que a mesma concede aos sócios.

O Núcleo foi muito bem recebido por todos os presentes e, vários profissionais das empresas de Geossintéticos e acadêmicos já manifestaram o interesse em participar da organização e das atividades do Núcleo.

Texto: Profa Maria das Graças A. Gardoni

 

 

Compartilhar
Voltar para a categoriaVoltar para a Notícias

Fale conosco

Entre em contato
conosco através do
formulário ao lado, ou se
preferir, nos envie um
e-mail pelo endereço:

igsbrasil@igsbrasil.org.br

Enviar

A IGS Brasil é filiada à International Geosynthetics Society

Receba nossas novidades

Faça seu cadastro e receba em
seu e-mail nossas atualizações

Desejo me cadastrar