Home > Notícias > Aconteceu > Educando Educadores 2018 repete sucesso de edições anteriores

Educando Educadores 2018 repete sucesso de edições anteriores

///
Comments are Off
Compartilhar

Aconteceu entre os dias 04 e 06 de outubro a 3ª edição do Educando Educadores, o programa da IGS de capacitação de professores universitários para o ensino de geossintéticos em nível de graduação. A IGS Brasil é o primeiro chapter da IGS a realizar 3 edições consecutivas deste programa, que é considerado um dos mais relevantes projetos na atual pauta de atividades da Sociedade Internacional de Geossintéticos.

Esta edição foi realizada em Curitiba em um auditório muito confortável da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), voltada para atender majoritariamente professores de escolas da região sul do país. Vinte e nove (29) docentes representando distintas universidades e faculdades de engenharias civil e ambiental, entre elas, escolas privadas e públicas, atenderam ao curso de 16 horas, que incluía aulas teóricas, apresentações de casos de obras, sessões de discussão e oficinas práticas de aplicação.

Sob a coordenação pedagógica da Prof. Maria das Graças Gardoni de Almeida, vice-presidente da IGS Brasil, o programa do curso compreendeu 9 aulas teóricas englobando os principais tópicos do ensino dos geossintéticos, com o objetivo de fornecer subsídios para que os professores participantes possam replicá-las dentro das disciplinas que ministram em suas escolas.

Além da Prof. Gardoni, atuaram como instrutores do EE 2018 os professores Ennio Palmeira e Delma Vidal.

O EE 2018 foi também uma ótima oportunidade de confraternização, por isso os dois jantares oferecidos tiveram especial importância na agenda do evento. Foram momentos muito agradáveis, de descontração e reforço de laços de amizade e de engajamento com um tema de interesse comum a todos os participantes: os geossintéticos.

Como nas edições anteriores, todos os participantes tiveram suas despesas de hospedagem e alimentação custeadas pela IGS Brasil. Isto foi possível graças ao patrocínio de algumas empresas associadas à IGS Brasil. Então, aqui vai um agradecimento especial aos patrocinadores do EE 2018…

Patrocinadores Ouro (que participaram do programa do curso com palestras de casos de obras para ilustrar os conceitos teóricos apresentados nas aulas): Huesker, Maccaferri, Geosoluções, TDM, Cipatex.

Patrocinadores Prata: Neoplastic, Egepol

O EE 2018 contou também com o apoio do Comitê Técnico de Geossintéticos da Associação Brasileira de Não tecidos e Tecidos Técnicos (CTG-ABINT). Uma das palestras oferecidas foi sobre polímeros utilizados na fabricação de geossintéticos, ministrada pela Braskem, empresa petroquímica associada ao CTG-ABINT. Além desta palestra, o CTG-ABINT presenteou todos os participantes com um exemplar do Manual Brasileiro de Geossintéticos (MBG).

À UTFPR, que nos cedeu gratuitamente um belo espaço para o curso, agradecemos mais uma vez, na expectativa de realizarmos outros eventos em conjunto no futuro. Aproveitamos para agradecer especialmente aos professores Ronaldo Izzo e Juliana Rose, que nos ajudaram, não só na interlocução com a UTFPR, mas com diversos outros aspectos operacionais locais. Por esta mesma razão, vale o agradecimento também aos Engs. Sidnei Teixeira (representante da IGS Brasil no Sul) e André Fanaya, que também contribuíram para que o EE 2018 em Curitiba fosse realizado em perfeita organização e harmonia com o planejado.

Espera-se que o EE 2018, assim como as edições anteriores, deixe um legado valoroso para o ensino de geossintéticos nas universidades brasileiras e dê frutos continuadamente a partir de agora. Mas já podemos dizer, pelo que foi o evento, que foi um absoluto sucesso.

Esperamos ansiosos pelo Educando Educadores 2019.