Home > Notícias > Aconteceu > Encontro celebra 20 Anos da IGS Brasil

Encontro celebra 20 Anos da IGS Brasil

///
Comments are Off
Compartilhar

O 7º Encontro Anual / Geossintéticos em Pauta, realizado no último dia 22 de junho em São Paulo, apresentou uma programação voltada à comemoração dos 20 anos da IGS Brasil.

O evento teve início com uma apresentação do professor Ennio Palmeira, fundador e primeiro presidente da Associação (1997-1999). Fatos históricos, fotos e documentos antigos compuseram a apresentação, juntamente com dados que demonstram o crescimento do setor de geossintéticos em nosso País após a fundação da IGS Brasil.

A seguir, todos os ex-presidentes foram homenageados com certificados de reconhecimento a seu trabalho à frente da IGS Brasil. Apresentaram seus depoimentos os ex-presidentes Delma Vidal (1999-2003), Maurício Ehrlich (2007-2011) e Lavoisier Machado (2011-2015), destacando os aspectos relevantes de suas gestões. Victor Pimentel, vice-presidente da Associação, apresentou um balanço das gestões de Benedito Bueno (2003-2007), preparado pela ex-vice-presidente Indiara Giugni.

Os pioneiros do mercado brasileiro de geossintéticos também foram lembrados e marcaram presença no evento. José Carlos Vertematti, sócio-fundador da IGS Brasil e organizador do Manual Brasileiro de Geossintéticos, apresentou os primeiros casos de obra brasileiros envolvendo a aplicação de geossintéticos. Vertematti, Luiz Fernando Serra e Paulo Roberto Aguiar, todos precursores do setor, também receberam certificados em reconhecimento à sua contribuição para o desenvolvimento dos geossintéticos no Brasil.

Em seguida, a cerimônia de entrega do 3º Prêmio IGS Brasil de Fotografia teve início com uma homenagem in memoriam a Francisjones Lemes, fundador e diretor da revista Fundações & Obras Geotécnicas, que sempre apoiou as ações da IGS Brasil e o setor de geossintéticos de maneira geral.

Os vencedores do 3º Prêmio IGS Brasil de Fotografia receberam placas gravadas e fizeram uma breve apresentação contextualizando a ocasião em que o registro vencedor foi efetuado. Foram eles: Wladimir Caressato, 1º Lugar; José O. Avesani Neto, 2º Lugar; Daniel Meucci, 3º Lugar; e Matheus Müller, na categoria Voto Popular. Veja as fotos vencedoras e mais informações na página do Prêmio.

O presidente da IGS Brasil, André Estêvão Silva, apresentou as atividades desenvolvidas nos últimos dois anos e as propostas trazidas pela diretoria recém-eleita para o próximo biênio.

Encerrando as atividades no auditório, foi realizada uma mesa redonda durante a qual os participantes sugeriram metas e ações para os próximos 20 anos da IGS Brasil. Em seguida, um coquetel reuniu a todos em uma descontraída confraternização.

A IGS Brasil agradece a presença e participação de todos, e também o apoio da Universidade Anhembi Morumbi, que gentilmente cedeu suas instalações para a realização do evento.

Mais fotos do evento podem ser vistas em nossa Página no Facebook.